quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O que é Wildfly?

Wildfly é o servidor de aplicação JEE Open Source da comunidade JBoss.
Um servidor de aplicação deve permitir a implantação("deploy") de aplicações que sigam os padrões JEE.
O Wildfly tem uma arquitetura modular e vem com ótimas ferramentas de gerenciamento, recursos para criação de clusters(alta disponibilidade).

Primeiros passos

* Primeiramente, Wildfly é feito em Java, logo, você deve ter o Java(a JDK) baixado e instalado para uso; Download da JDK do Java (baixe alguma versão acima da 7, ou você vai ter erro!); Notem que será utlizado o Java configurado na variável de ambiente JAVA_HOME, então aponte essa variável para o caminho do seu Java:

$ export JAVA_HOME=/opt/java/jdk1.8.0_20/

* O download do servidor de aplicação pode ser feito aqui e eu escolhi a versão zip, que acredito que seja a mais utilizada. Eu realizei o download do Wildfly 8.1.0.

* Descompacte o arquivo em um diretório de sua preferência;
* Navegue até o diretório do Wildfly e encontre o arquivo standalone.sh(para Linux) ou standalone.bat(para usuários daquele SO). Execute esse arquivo dando dois cliques;
* Acompanhe na linha de comando os logs do servidor inicializando. Quando terminar, a sua tela deve ficar como abaixo:

* Agora use um navegador e acesse http://localhost:8080/. Assim você deverá ter acesso a página inicial do Wildfly 8.1.0:

Acessando a interface de administração

Agora com o servidor sendo executado, vá até o diretório bin e use o script add-user para adicionar um usuário. Vejo como fiz abaixo:


Com o usuário criado, você pode acessar http://localhost:9990 e acessar a interface administrativa. Logue com o usuário criado e: ualá!



Pronto! Esses foram os primeiros passos com Wildfly! Em breve mais postagens com outros projetos da comunidade JBoss.



Nenhum comentário:

Postar um comentário