segunda-feira, 13 de abril de 2015

Introdução à jBPM e a API REST

Há um ano atrás aproximadamente eu fiz uma apresentação sobre o jBPM 6 e a sua API remota.

Sobre o jBPM:

Eu vou voltar nesse tópico no futuro, mas basicamente o jBPM é uma ferramenta Java para criação de processos comerciais ou uma ferramenta para controle de fluxo usando a especificação BPMN.
Por exemplo: digamos que na sua empresa você tem um processo que é o chegada de produtos no estoque. Para isso você tem diversas ações a serem tomadas e você cria a aplicação em JEE. Os problemas são:

* Quem conhece do processo comercial no geral não conhece Java;
* O código criado pode ter que ser modificado para atender a certas regras de negócio, o que torna o mesmo inflexível;
* O processo comercial fica atrelado a uma linguagem de programação;


Com jbpm o processo pode ser modelado por pessoas de negócio e ações individuais do processo podem ser codificadas por programadores (como acessar um Web Service que lança um produto no estoque).

Veja um exemplo de process comercial modelado (retirado desse ótimo site sobre BPM):
Você, como um programador Java, pode codificar as tarefas desse processo e deixar as mesmas disponíveis para os analistas de negócio usarem e criar os processos comerciais.
Enfim, essa foi uma rápida introdução, lembrando que vamos voltar no tópico em breve para falar sobre Work Item Handlers.

Apresentação sobre jBPM e sua API REST:

Você pode desenhar e executar processos usando a ferramenta Web. Com o jBPM 6 você também pode trabalhar com os processos remotamente usando a API REST. As operações que você pode fazer são lidar com os repositórios (onde ficam os projetos), iniciar processos comerciais, abortar, pegar variáveis do processo, lidar com tarefas de usuários entre outras funções. Veja a apresentação:




Essa foi uma introdução ao jBPM. Voltaremos a esse tópico com passo-a-passo e mais informações!






Nenhum comentário:

Postar um comentário